Turma da Tia Ná
Loading...
       

Turma da Tia Ná - Berçário e Educação Infantil

AULAS EXTRACURRICULARES

O currículo escolar tradicional oferece as crianças uma série de conhecimentos importantes para a sua formação. No entanto, as atividades extracurriculares podem ser consideradas complementares ao processo de formação da criança, já que são essenciais para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e afetivas. Tal como conforme os seus interesses e aptidões. Conforme os seus interesses e aptidões, proporcionando mais autonomia as crianças, que deixam de ser simples receptores de conteúdos e tornam-se cada vez mais responsáveis pelo desenvolvimento da própria aprendizagem.

BALLET

O Ballet na Educação Infantil estimula a criança a conhecer o próprio corpo, além de requer muita concentração e trabalhar a flexibilidade, a coordenação e o ritmo musical. Essa atividade começa a ser praticada a partir dos 3 anos de idade, já que é nessa idade que o aparelho locomotor das crianças já pode assimilar e interiorizar com mais facilidade e soltura os movimentos e técnicas da dança.

CAPOEIRA

As aulas são praticadas em respeito a idade e nível de concepção da criança. Além do corpo, a Capoeira também ajuda as crianças a exercitarem a mente. Ao estimular a percepção da criança, trabalha suas habilidades e capacidades de interpretação e organização das informações, as quais são muito importante nessa fase em que a criança está em pleno processo de construção do conhecimento sobre si mesma e do mundo que a rodeia.

CIRCO

O circo é uma das mais antigas manifestações que possibilita o envolvimento em atividades que demandam habilidades físicas como: subir, pular, sustentar o próprio peso, correr, girar. Mas, ao mesmo tempo, proporciona uma maneira de se expressar artisticamente, de criar e sociabilizar por meio de qualidades expressivas e poéticas. São essas possibilidades que juntas podem proporcionar uma maneira de viver bem. A atividade circense pode ser uma ferramenta de trabalho utilizada na construção de uma prática que, tem no lúdico e no movimento um fator de socialização e desenvolvimento individual, mobilizador e transformador das relações sociais.

Culinária com Nutricionista

Pesquisas comprovam que as pessoas aprendem efetivamente quando há um significado ligado ao que se pretende ensinar. Trabalhar com a culinária na Educação Infantil e anos iniciais é uma possibilidade real de trazer significados e aquisição de novos conhecimentos. O trabalho com a culinária na escola estimula a interação entre as crianças, incentiva o trabalho em grupo, desenvolve o senso de cooperação, também traz para o cotidiano escolar o trabalho interdisciplinar. Assim como, promove o desenvolvimento de diferentes áreas do currículo, possibilitando também o trabalho com relações matemáticas. Além de desenvolver a experiência de experimentar e o conhecer alimentos e sabores (grandeza, peso, volume e quantidade), ampliação do vocabulário, conhecimento de mundo, contato e produção de textos em diferentes gêneros. Desenvolve o experimentar e o conhecer alimentos e sabores.

Informática

O curso extracurricular de informática na educação infantil é projetado para introduzir as crianças ao mundo da tecnologia de forma divertida e educativa. É um curso complementar ao currículo regular da educação infantil, focado no desenvolvimento das habilidades digitais das crianças desde cedo.
O principal objetivo do curso é familiarizar as crianças com os conceitos básicos de informática e tecnologia, bem como promover o pensamento lógico, a criatividade e a resolução de problemas. O curso é adaptado à idade e ao nível de desenvolvimento das crianças, utilizando abordagens lúdicas e interativas para tornar o aprendizado mais envolvente.
O curso extracurricular de informática na educação infantil é uma oportunidade para as crianças explorarem o mundo da tecnologia de forma educativa e divertida. Ele ajuda a prepará-las para o mundo digital em constante evolução, estimulando o pensamento crítico, a criatividade e o desenvolvimento de habilidades importantes para o século XXI.

INGLÊS

O ensino de inglês na educação infantil é feito por meio de atividades lúdicas que guardam relação com o cotidiano da criança, contar histórias, promover jogos e brincadeiras, dramatizar situações (com bonecos e fantoches) e músicas. Expressões cordiais são introduzidas aos poucos e todo o processo deve levar em consideração tanto o tempo da criança como o desenvolvimento de seu potencial criativo. Assim, aprender inglês é tão divertido e natural que a criança sequer percebe que está, de fato, aprendendo!

Musicalização

Musicalização é o processo de construção e compreensão das características sonoras utilizando referências do cotidiano onde o educando tem a oportunidade de relacionar e categorizar os elementos sonoros ao seu redor. Na musicalização são utilizadas técnicas de exploração de objetos, instrumentos e reprodução de timbres que fazem parte da sociedade, canções de caráter cultural, obras de domínio público ou autores desconhecidos

Práticas Esportivas

As aulas de Práticas Esportivas Psicomotoras Na educação infantil tem por objetivos fazer a criança desenvolver o domínio do controle corporal, explorar cada parte do corpo através do movimento, aprimorar a noção de tempo e espaço, melhorar a força, resistência, flexibilidade e velocidade, sempre de forma lúdica, buscando harmonia entre as atividades individuais e do grupo.

Teatro

O estudo do teatro é de extrema importância para o desenvolvimento artístico, comunicativo e corporal da criança. Além de estimular a imaginação e a criatividade, ela vai aprender a se comunicar melhor com as outras crianças e adultos, desenvolver habilidades artísticas, estimular a espontaneidade, se expressar artisticamente, reconhecer melhor seu corpo e sua voz e principalmente se divertir muito fazendo as aulas, através do brincar.

Objetivos do Teatro na Educação Infantil:
* Acompanhar e incentivar as crianças a vivenciarem experiências artísticas e culturais de forma lúdica, por meio do brincar;
* Promover encontros artísticos e culturais em diferentes contextos, utilizando referências e pedagogias em diálogo com as diversidades pessoais de cada um;
* Estimular a criação coletiva nas diferentes linguagens artísticas;
* Propor atividades e ações diversas baseadas nos princípios do teatro;
* Criar espaços de participação/interação;